Jornal Correio Braziliense

Cidades

Nova vida com óculos

Durante a primeira ação envolvendo os pais e alunos do CEF 507, o Motirõ distribuiu óculos de grau para os alunos com problemas de vista. Ao todo, foram feitos 60 exames de vista, desses, 33 alunos realmente necessitavam do acessório.

Karine Mota Flor, 13 anos, aluna do 8; ano do ensino fundamental do CEF 507, foi uma das beneficiadas pela iniciativa. A adolescente sentia dificuldade para enxergar o conteúdo que o professor escrevia no quadro-negro ou mesmo para ler livros e realizar as atividades da escola. Por falta de condições financeiras para procurar um oftalmologista, Karine nunca tinha feito exame ou usado óculos.

Com a ação do Motirõ, a adolescente recebeu um óculos de grau novo, totalmente de graça e já sente diferença no desempenho escolar. ;Agora eu consigo ver o quadro melhor, consigo me concentrar mais na aula e os professores estão me elogiando, dizendo que estou indo melhor nas aulas, conseguindo absorver melhor o conteúdo;, contou Karine. A estudante disse nunca ter visto uma iniciativa assim na escola. ;Foi a primeira vez que algo tão legal aconteceu aqui na escola;, elogiou.

O diretor do projeto, Flávio Almeida, contou que dentre os diversos alunos que receberam óculos, uma história em especial emocionou a todos. ;Uma das alunas tinha um problema grave nas vistas. Precisava de óculos, mas nunca tinha usado por falta de condições financeiras para comprar um. Ela não enxergava praticamente nada, andava com a mão no ombro da mãe. Para todo lugar que ia, precisava ser guiada por alguém. Os profissionais fizeram exame de vista e constataram que ela tem 10 graus;, contou Flávio.

Os óculos da jovem foram fabricados e, ao receber, emocionou todos que estavam presentes. ;No momento que ela colocou os óculos e conseguiu ver perfeitamente, a felicidade dela foi contagiante. Se olhou no espelho e ficou impactada, pois nunca tinha se visto antes. Ela chegou à escola guiada pela mãe e saiu andando sozinha;, destacou Flávio.


Empreendedorismo
O Motirõ implantará ainda este ano o projeto Semana do Aluno Empreendedor. A iniciativa consiste em um concurso no qual os alunos apresentarão ideias, e os que tiverem maior destaque serão classificados para uma seletiva final que terá a presença de empresários brasilienses que investirão na ideia ganhadora. O intuito deste concurso é valorizar os talentos dos alunos, apresentar a eles outras formas de ganhar dinheiro e mostrar que é possível viver fazendo o que gosta e usando os dons.