De acordo com informações da Polícia Civil, quatro homens cometeram o roubo, sendo dois maiores de idade e, os demais, adolescentes. Os jovens subiram no ônibus armados com uma pistola e facas. Eles ameaçaram o motorista, cobrador e passageiros durante o crime.
Os suspeitos levaram vários celulares, além de outros pertences das vítimas, como bolsas, e dinheiro do caixa. Depois que o quarteto deixou o coletivo, o motorista seguiu para a 13; DP, onde foi registrada a ocorrência de roubo.
Como um dos celulares das vítimas tinha rastreador, policiais conseguiram deter os jovens ainda pela manhã, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Os dois adultos acabam presos em flagrante e os adolescentes, encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (Asa Norte).
Durante apuração do caso, agentes identificaram que um dos participantes do crime chegou a utilizar o celular de uma das vítimas para enviar uma mensagem. O jovem comemorava o assalto "bem sucedido" e oferecia os bens para venda a um possível receptador.