Jornal Correio Braziliense

Cidades

TJ premiará professores que discutirem violência contra a mulher em sala

Os trabalhos melhor avaliados poderão ser replicados em outras instituições escolares

A partir desta quarta-feira (22/5), profissionais de educação da rede pública de ensino do Distrito Federal podem começar a se inscrever para o Prêmio Maria da Penha Vai à Escola. O intuito é premiar aqueles que desenvolverem atividades e práticas relacionadas a prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. As inscrições devem ser feitas até 14 de junho.

A iniciativa é do Núcleo Judiciário da Mulher no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (NJM-TJDFT), em parceria com os integrantes do Acordo de Cooperação Técnica do projeto Maria da Penha Vai à Escola (MPVE). Os trabalhos melhor avaliados poderão ser replicados em outras instituições escolares, como explica uma das coordenadoras do NJM, Fabriziane Zapata.

;Nosso objetivo é identificar e premiar as atividades bem-sucedidas já executadas nas escolas, valorizando assim os profissionais da educação atuantes nesses ambientes, e também disseminar isso para os demais estabelecimentos de ensino do DF, alcançando o maior público possível, para formar uma cultura de respeito à mulher desde as crianças com as menores idades;, disse.

Processo seletivo

A primeira fase do processo vai selecionar os 10 melhores trabalhos apresentados, de acordo com os critérios estabelecidos no edital. Em seguida, as escolas serão visitadas pelos avaliadores para conhecer melhor os projetos inscritos. Dentre as que forem visitadas, as três que apresentarem as melhores práticas, sob o olhar das comissão, serão eleitas venecedoras.

A comissão julgadora será formada por 15 integrantes, sendo um indicado por cada instituição participante do Acordo de Cooperação Técnica do projeto MPVE e mais três patrocinadores. Os julgadores também poderão conceder menções honrosas aos demais concorrentes. Os resultados de todas as fases do Prêmio serão divulgados no site do TJDFT.