postado em 18/05/2019 22:34
Duas moradoras do Distrito Federal morreram neste sábado (18/5) após casos de parada cardíaca. O Corpo de Bombeiros do DF atuou em ambas ocorrências e chegou a realizar ressuscitações cardiorrespiratórias, mas em nenhuma delas conseguiu reverter o quadro.
A primeira vítima foi Aparecida Lopes Aires, 78 anos, que sofreu infarto em um restaurante da Asa Sul. Os bombeiros foram chamados por volta das 16h30 e deslocaram 14 militares e um helicóptero. Após 37 minutos de tentativa de ressuscitação, o óbito foi confirmado. Segundo familiares, ela já tinha doença cardíaca e fazia uso de marcapasso.
O segundo caso ocorreu por volta de 20h. Nilva Oliveira de Lima, 44 anos, sofreu uma parada cardíaca em casa, em Planaltina. O socorro chegou a realizar o procedimento de reanimação durante 46 minutos, mas a vítima não resistiu e faleceu.
Em ambos os casos, a Polícia Civil foi acionada para o procedimento padrão de registro de ocorrência. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de mil mortes por dia, cerca de 43 por hora e uma morte a cada 90 segundos.