Jornal Correio Braziliense

Cidades

Polícia Civil monitora eventos para evitar furtos de celulares

Operação Safe Cell foi deflagrada no último sábado, mas continuará em datas aleatórias. Objetivo é prevenir o crime e deixar a população em alerta


Para tentar coibir furtos de celulares, a 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul) deu início, no último sábado (11/5), à operação Safe Cell. Ao todo, 53 policiais civis estiveram na porta de um festival musical no Parque da Cidade abordando, com detectores de metal, quem saía. ;Quem estivesse com dois aparelhos, precisava desbloqueá-los para comprovar a propriedade;, explica a delegada Bruna Eiras.
Seis furtos foram registrados e um aparelho recuperado. O ladrão, no entanto, conseguiu fugir. Além disso, os agentes conduziram duas pessoas para a delegacia por uso e porte de drogas e cinco por desobediência, vias de fato e desacato. ;Algumas pessoas ficaram incomodadas com a ação e acabaram xingando os policiais. Uma moça jogou cerveja em uma agente;, explica Bruna. Todos assinaram termo de compromisso e foram liberados.
O objetivo da operação é a prevenção, já que, como explica a delegada, nos últimos eventos na capital, o índice de furtos foi muito alto. ;A ideia é mostrar que a polícia está presente. Em um festival sertanejo recente, por exemplo, mais de 100 celulares foram furtados, então a ideia é coibir esses frequentadores mal intencionados;, afirma.
A ação vai continuar nas próximas festividades, em datas aleatórias. ;As pessoas têm de ficar atentas aos pertences. Mulheres devem colocar bolsas à frente do corpo e homens, o celular no bolso da frente. Também é recomendável evitar multidões e, se houver subtração, a vítima deve fazer o registro de ocorrência para que possamos tentar rastrear o aparelho;, orienta a delegada.