Um ranking elaborado pela organização Air Help, especializada em direitos de passageiros aéreos e focada em ajudar clientes lesados por empresas aéreas a solicitar reembolso, elencou os melhores aeroportos do mundo. O Brasil foi o país com mais colocações e Brasília ficou em 13;. Nacionalmente, ficou atrás apenas de Curitiba, com o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em 4; lugar, Aeroporto Internacional de Recife, na 11; colocação, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, em 10;.
Um total de 132 aeródromos foram avaliados, e, entre os 50 melhores, 12 são brasileiros. Entre os critérios, estão a pontualidade, responsável por 60% dos pontos, qualidade do serviço e de lojas e alimentação. Os três primeiros lugares ficaram respectivamente com Hamad, no Catar, Tóquio, no Japão, e Atenas, na Grécia.
Logo atrás do Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek, ficou o Tancredo Neves - Cofins, em Belo Horizonte, com a 15; colocação, Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em 17; lugar e o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, na 19; posição.
O aeroporto de Brasília começou a ser construído em 1956 e foi oficialmente inaugurado em maio do ano seguinte pelo presidente Juscelino.
Em 2012, foi privatizado e desde então é administrado pela Inframérica. Em 2014, as obras de ampliação foram concluídas. Hoje, é o terceiro maior do país em movimentação de passageiros e o único da América do Sul a operar com pistas de pouso e decolagem paralelas e simultâneas.
Companhias
O ranking também analisou 72 empresas aéreas e duas brasileiras entraram na avaliação: a Azul Airlines ficou em 29; e a Gol em 58;. Os critérios envolveram qualidade de serviço, pontualidade e processamento de reclamações. Ambas as brasileiras tiveram boas notas em serviço e pontualidade, mas a Azul ficou com 5 em processamento de reclamações e a Gol com 3,1.
A mais bem cotada foi a Qatar Airways, que repetiu o feito do ano passado. Em 2; lugar ficou a American Airlines, seguida da Aeromexico.