Encomendado pelo governo à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o estudo está sendo realizado em todo o país e coleta dados como estatura, hábitos alimentares, peso e hemograma das crianças visitadas. Esse conjunto de informações servirá de base para a construção de políticas públicas. No total, mais de 350 pesquisadores visitarão 15 mil domicílios em 123 municípios brasileiros.
No DF, as visitas serão realizadas no Plano Piloto e mais 17 regiões administrativas: Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia, Paranoá, Sobradinho, Taguatinga, Santa Maria, Lago Sul, Guará, Estrutural, Riacho Fundo, Planaltina, São Sebastião, Águas Claras, Vicente Pires, Gama e Varjão.
Nos domicílios visitados, as crianças entre 6 meses e 5 anos farão exames de sangue para o mapeamento de 14 micronutrientes, como minerais zinco e selênio e vitaminas do complexo B. Também serão investigadas informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família. A expectativa do Ministério da Saúde é, ao fim do estudo, ter colhido dados inéditos sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil, compondo um retrato da nutrição infantil no Brasil.
Identificação dos pesquisadores
Todas as etapas serão realizadas por pesquisadores identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados.A participação dos indivíduos é voluntária e a realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.
O primeiro ciclo de visitas domiciliares, que começou em março, continuará percorrendo casas no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na Bahia. Até o fim do ano, todos os estados brasileiros receberão os pesquisadores de campo.
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende