Uma mulher foi assassinada a facadas pelo marido no Distrito Federal. O crime aconteceu às 16h desta segunda-feira (6/5), no Conjunto P da Quadra Central 1, em Santa Maria. Jacqueline dos Santos Pereira, 39 anos, é a 10; vítima, só em 2019. Ela deixa três filhos, dois deles, menores de 18 anos.
O delegado-chefe da 33; Delegacia de Policia (Santa Maria), Rodrigo Telho Correa informou que o assassino é Maciel Luiz Coutinho da Silva, 41. Ele trabalha como motoboy. Segundo vizinhos relataram aos investigadores, Maciel chegou e pulou o muro. "Logo depois, eles ouviram gritos. Bateram na porta e perguntaram se estava tudo bem. Maciel disse que sim. Minutos depois, ele pulou o muro de volta, ligou a moto e fugiu", detalhou Rodrigo Telho.
Maciel estava foragido até a mais recente atualização desta nota. A polícia pede a quem tiver informações sobre o paradeiro dele, que ligue no 197. A denúncia pode ser anônima.
Maria da Penha
Antes de ser morta, Jacqueline registrou pelo menos duas ocorrências de violência doméstica contra o ex-marido. A primeira delas, em meados de março, quando relatou que o homem com quem foi casada por 23 anos, não aceitava o fim do relacionamento. Naquela ocasião, ela pediu medidas protetivas, que foram concedidas pela Justiça.
Depois de um tempo, segundo o delegado Rodrigo Telho, Jacqueline pediu a revogação das medidas protetivas, pois tinha chegado a um acordo com o ex-marido. Porém, em 26 de abril, ela voltou à delegacia para pedir ajuda. Disse que o ex foi até o novo endereço dela e, apesar de não ter havido ameaça ou xingamento, ela sentiu medo dele. "Então, ela pediu novamente as medidas protetivas", disse o delegado.
Outros casos
De março de 2015 até março deste ano, mais de 60 mulheres foram vítimas de feminicídio no Distrito Federal. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), que divulgou um estudo traçando o perfil dos agressores e das vítimas. Dos 68 autores, 11 cometeram suicídio e 18 foram condenados.
No domingo de Páscoa, Eliane Maria Sousa de Lima, 49, anos, moradora do Gama, foi assassinada por Josué Pereira da Silva Filho, 47, enquanto tentava proteger a irmã dela das agressões do cunhado.