postado em 30/04/2019 19:52
Até o fim do ano, Brasília terá três novos voos internacionais diretos, para Santiago (Chile), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai), todos pela Latam, até o fim do ano.
Nos três primeiros meses de 2019, o Aeroporto de Brasília registrou um aumento no número de passageiros internacionais. O crescimento foi de 30,9% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
O fluxo foi de 170 mil passageiros de voos internacionais e 1.216 pousos e decolagens de aeronaves que realizam as rotas para o exterior. Uma movimentação aérea internacional 40,9% maior que janeiro a março de 2018.
A entrada dos novos voos internacionais diários para Miami, Orlando e Buenos Aires operados pela GOL impulsionaram o crescimento da área internacional do terminal brasiliense no trimestre, segundo a Inframerica, administradora do aeroporto.
Em junho, Cancún também passará a fazer parte do portfólio do Aeroporto. Com os novos voos, o Aeroporto de Brasília terá conexão direta com 10 cidades do exterior.
Redução de imposto
A redução de 12% para 7% do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, determinada pelo Governo do Distrito Federal, contribuiu para a implementação das rotas no Aeroporto Juscelino Kubistchek.
Atualmente, 30% dos custos das empresas aéreas são decorrentes dos valores despendidos com combustível. ;O nosso objetivo de desonerar quem produz e cria empregos é exatamente este. Esses novos voos representam mais postos de trabalho, mais atividade econômica e contribuem para transformar o nosso aeroporto num dos mais importantes hubs comerciais da América Latina. Na esteira dessa decisão da Latam, certamente virão outras empresas;, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
Para Roberto Luiz, diretor de negócios aéreos da Inframerica, o aumento internacional é consequência de uma política acertada de incentivo fiscal para o mercado de aviação civil na capital federal. ;As companhias aéreas brasileiras que operarem mais voos internacionais no Aeroporto de Brasília têm maior desconto no ICMS em seus voos nacionais. O benefício é componente fundamental na estratégia de atração de novas rotas. Com esta política fiscal indutora o DF poderá ser ainda mais atrativo para o investimento das empresas;, comenta.
A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça reforça que a medida vai ampliar o turismo na capital federal. ;A conectividade é um fator preponderante para aumento do fluxo turístico. Além disso, turistas chilenos, paraguaios e peruanos poderão conhecer a capital brasileira, patrimônio da humanidade, e todos os segmentos turísticos que a cidade pode oferecer. Brasília está no coração geográfico do país e estamos trabalhando para transformar a cidade em um dos destinos mais desejados do Brasil e do mundo;, enfatiza a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.
Novas Rotas
Brasília-Santiago
A rota será operada a partir de 15 de outubro, com aeronaves Airbus A320, que acomodam 174 passageiros em classe Economy. Às terças, quintas e sábados, o voo LA781 decolará de Brasília às 20h05 (hora local) e pousará em Santiago às 23h25 (hora local). Nos mesmos dias, o voo LA780 decolará de Santiago às 12h55 (hora local) e pousará em Brasília às 18h15 (hora local).
Brasília-Lima
A rota será operada a partir de 14 de novembro, com aeronaves Airbus A320, que acomodam 174 passageiros em classe Economy. Às segundas, quintas e sábados, o voo LA2471 decolará de Brasília às 8h30 (hora local) e pousará em Lima às 11h06 (hora local). Nos mesmos dias, o voo LA2416 decolará de Lima à 0h06 (hora local) e pousará em Brasília às 6h50 (hora local).
Brasília-Assunção
A Latam também planeja iniciar a operação da rota Brasília-Assunção ainda em dezembro de 2019.