A operação foi lançada nesta manhã, às 8h, na Esplanada dos Ministérios, em horário simultâneo aos eventos de outras unidades da Federação. A estratégia é uma iniciativa do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, que mobilizaram 90 mil servidores. Para as ações nacionais, foram empenhadas 30 mil viaturas, 500 embarcações e 90 aeronaves.
[VIDEO1]
De acordo com a PMDF, as ações na capital federal serão em diversos pontos. "Executaremos as operações Álcool Zero e Transporte Pirata. Também teremos fiscalizações nas rodovias, policiamento ostensivo com grupos táticos ambientais, lacustres e operações no cerrado, além do policiamento ostensivo nos centros urbanos", divulgou a corporação, em nota.
O evento de lançamento contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão; do ministro da Justiça, Sérgio Moro; do secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo; do presidente do Conselho Nacional de Comandantes PM e CBM, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior; da comandante-geral da PMDF, coronel Sheyla; e do comandante-geral do CBMDF, coronel Carlos Emilson.
[FOTO1373079]
Ainda na manhã desta quarta-feira (24), o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC) coordenou a Operação P27, deflagrada nas 27 unidades da Federação do país. O objetivo das ações é combater a criminalidade. O nome da ação foi escolhida em referência à união e padronização de todas as polícias civis do Brasil.
Operações no DF
No Distrito Federal, cerca de 100 agentes cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão que foram expedidos pela Justiça, após intenso trabalho de investigação e inteligência de cada unidade das regiões administrativas da capital.
Segundo o delegado Robson Cândido, diretor da Polícia Civil do DF e atual presidente do CONCPC, as ações causam uma repercussão imediata. "Essa operação conjunta de todas as polícias civis gera um efeito imediato na sensação de segurança da população. Além disso, é muito importante que esses criminosos sejam retirados das ruas para que não voltem a delinquir;, salienta.
Um homem acusado de estuprar, torturar e manter uma criança como escravo sexual foi preso preventivamente por agentes da 19; Delegacia de Polícia (Setor P Norte). Ele fez ao menos três meninos vítimas dos abusos sexuais. O suspeito também tem um mandado de prisão em aberto por atentado violento ao pudor contra uma menina, expedido pela Justiça de São Paulo.
A 23; Delegacia de Polícia (Setor P Sul) cumpriu quatro mandados de prisões temporárias no Sol Nascente, na QNP e QNR, em Ceilândia. Os detidos são suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em desmanches de carros. Já na 6; Delegacia de Polícia (Paranoá), quatro acusados por crimes na região administrativa foram presos. Um dos detidos tinha um mandado em aberto.
Na 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), um "estelionatário do amor" acabou preso ao estorquir mais de R$ 75 mil de uma mulher, ao ameaçar divulgar vídeos íntimos dela. Conforme apuração dos agentes, o crime foi arquitetado pelo suspeito, que seduziu a vítima em um bate-papo da internet.