postado em 22/04/2019 21:26
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (22). O restante do público-alvo poderá comparecer às unidades básicas de saúde até 31 de maio.
Além das crianças e gestantes, devem ser imunizadas mulheres puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, jovens entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa, população carcerária e servidores do sistema prisional.
O Ministério da Saúde recomendou, ainda, na última semana, a inclusão de policiais civis, militares e bombeiros da ativa.
As vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) durante as campanhas não causam a doença e são totalmente seguras. São constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados.
Locais de vacinação
As imunizações estão disponíveis 132 salas de vacina no DF, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O horário da aplicação é variável, de acordo com o porte de cada unidade. Pessoas acamadas/institucionalizadas, com mais de 60 anos de idade, podem agendar o recebimento da vacina em domicílio pelo telefone 160 (Disque-Saúde).
Já o Dia D de Mobilização Nacional está marcado para 4 de maio. Nesta data, deverão funcionar 111 salas de vacinação no Distrito Federal, das 8h às 17h, ininterruptamente.