Jornal Correio Braziliense

Cidades

Festa de aniversário começa com troca da bandeira

Entre as atrações da manhã Cívica, na Praça dos Três Poderes, estão previstas as apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da Trupe Circense, além de brinquedos infláveis e biblioteca volante

As comemorações do 59; Aniversário de Brasília, neste domingo (21/4), começarão a partir das 9h. O Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Turismo (Setur) prepararam uma série de atividades para moradores e turistas. O dia começa com a solenidade da Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes. Quem comparecer poderá assistir a apresentações da Esquadrilha da Fumaça, descidas de tirolesa e rapel do alto do prédio do Congresso Nacional, além de outras atrações.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), da Casa de Chá, passou por um processo de renovação e também será reaberto ao público. O evento será mais uma das ações do programa ;Turismo Cívico: Manhã cívica ; Brasília: O Brasil começa aqui;.

Além da solenidade militar da Troca da Bandeira, que é composta por desfile militar, apresentação de bandas e salva de tiros de canhões, as pessoas poderão visitar uma exposição de equipamentos e viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e dos Bombeiros, participar de aulão fitness promovido por uma academia, degustar comidas que serão vendidas por food trucks, e apreciar livros na BiblioSesc, o caminhão de livros do Serviço Social do Comércio.

Para a criançada, muita brincadeira e diversão. O Sesc levará brinquedos infláveis, oficinas de ilustrações e pintura livre. O grupo Circo Teatro Artetude, do DF, também animará a festa. Serão sete artistas, sendo três músicos e quatro palhaços, incluindo malabaristas e perna de pau. Eles farão intervenções artísticas após a cerimônia da Troca da Bandeira.

Turismo Cívico

Desde o início do ano, a Secretaria de Turismo tem se reunido com representantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e da Casa Militar do GDF para agregar atrações à solenidade da Troca da Bandeira com o intuito de aumentar o fluxo turístico na capital e despertar o sentimento cívico em brasilienses e turistas.

Essa é uma das ações realizadas para receber turistas europeus que passarão a visitar a capital após o início do serviço de stopover da TAP. Em diversos países do mundo, o Turismo Cívico atrai milhões de visitantes que querem conhecer o funcionamento político e social do país que visitam e se programam para acompanhar trocas de guarda ou de bandeiras. Além dos Estados Unidos, países como Inglaterra, Alemanha e Argentina investem nesse segmento turístico.

;Antes de tudo, Brasília é a minha cidade. Tenho orgulho de ter nascido nessa cidade linda, que foi criada para conduzir um novo país. Agora é nossa responsabilidade fazer com que este destino se cumpra. Aos 59 anos, Brasília apresenta novos desafios, mas quero olhar para o futuro, criar as condições para que, além de recuperar o orgulho que a cidade representou para todos os brasileiros, a gente possa servir de exemplo para o país;, afirmou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.