A celebração realizada sempre nas quintas-feiras da Semana Santa, retrata a última ceia com os 12 apóstolos. A cerimônia presidida por Dom Sérgio da Rocha, arcebispo da Arquidiocese de Brasília, fez uma reflexão a respeito da humildade e doação das pessoas pelos outros. ;Relembramos a ceia de Jesus antes de sua paixão. É um momento de reflexão, de solidariedade para com o irmão. É isso que Jesus pregou;, explicou o arcebispo.
Um dos momentos mais marcantes relatados pelos fiéis foi a repetição do que Jesus fez durante a ceia, tempo em que levantou, pegou água e lavou e enxugou os pés dos discípulos. Segundo a Igreja Católica, ao lavar os pés, Cristo deixou uma mensagem de humildade aos seus companheiros, que deve ser difundida por toda a humanidade.
;Humildade, amor ao próximo, a simplicidade, mas acima de tudo nos mostrar que para nós humanos terrenos tudo isso deve ser levando em conta;, disse a servidora pública Sinara Neves Ferreira, moradora de Riacho Fundo.
De acordo com a tradição cristã católica, a missa do Lava-pés é tradicional durante o tríduo pascal, que é composta pela quinta-feira santa, sexta-feira santa e vigília pascal, que ocorre na madrugada do domingo de Páscoa.
;E que o pão da vida seja partilhado por todos, sem seu sacerdócio não existiria eucaristia;, disse o pároco da catedral de Brasília, padre João Firmino.