O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, nesta quarta-feira (10/4), lei que determina a circulação de ônibus do BRT Sul exclusivos para mulheres em horários de pico. A regulamentação da norma deve ocorrer dentro dos próximos 90 dias.
De acordo com o idealizador do projeto, o deputado distrital Leandro Grass (Rede), o processo, de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade e do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) não deve demorar. ;Definimos exatamente o sistema de embarque, os espaços e o fluxo dos carros que serão reservados às mulheres, bem como a identificação do veículo;, explicou.
Além de garantir a dignidade das usuárias do transporte público do Distrito Federal, o plano tem o objetivo de proporcionar mais conforto e integridade às mulheres. Quanto aos problemas que envolvem violação feminina, Leandro é realista. ;Essa medida não resolve o problema do assédio. Nós precisamos trabalhar pela educação e promoção da igualdade de gênero;, ressalta.
Funcionamento
Durante os dias de semana, a lei determina que o DFTrans deve destinar carros das linhas expressas ; Rodoviária de Brasília ao Park Way, Gama e Santa Maria ; para atender ao uso exclusivo das mulheres. De acordo com percentual divulgado, a cada três ônibus do BRT (30%) um será para o público feminino.