postado em 08/04/2019 11:09 / atualizado em 05/10/2020 12:11
Uma suposta falha no sistema do DFTrans causou transtornos para os usuários do transporte público do Distrito Federal. Quem tentou passar o vale transporte na manhã desta segunda-feira (8/4), foi surpreendido por uma mensagem de saldo insuficiente e, para seguir viagem, foi obrigado a pagar pela passagem.
Desde às 6 horas da manhã, centenas de passageiros chegavam até a ouvidoria do DFtrans para tentar resolver o problema. Alguns receberam como resposta que a falha seria na catraca dos veículos. Outros foram instruídos a tentar passar novamente o cartão, já que o problema estaria sendo sanado. Funcionários do DFTrans chegaram a informar à reportagem que se tratava de uma falha no sistema antigo, que passou por atualizações no fim de semana. Disseram, ainda, que a equipe técnica trabalha para solucionar a inconsistência.
O funcionário terceirizado do Ministério de Comunicações Romilson Sobral, de 44 anos, se sentiu constrangido ao entrar ônibus e receber o pedido do cobrador para que ele se retirasse do transporte. "Se não fosse um cidadão (que pagou pela passagem), eu não teria nem conseguido pegar o circular. Mas é muita humilhação. O pior é a gente chegar para resolver é ser tratado com descaso", critica. No balcão de atendimento do posto do DFTrans da Rodoviária do Plano Piloto, Romilson conseguiu checar o saldo e constatou que havia mais de R$ 1,3 mil no cartão.
Sem conseguir solução, um grupo de aproximadamente 200 passageiros prejudicados ameaçaram fazer uma paralisação no trânsito do Eixo Monumental. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) articulou com os manifestantes e conseguiu conter a iniciativa. "Sabemos que é direito do cidadão e estamos monitorando a movimentação para garantir que todos possam reivindicar com segurança. Mas alegamos que atrapalhar a circulação do trânsito só iria trazer mais prejuízos para outras pessoas", explica o major Claudio Peres.
No entanto, o órgão mudou a versão dada inicialmente e afirmou que aproximadamente 27 mil cartões foram bloqueados propositalmente por suspeita de uso irregular. "A diretoria do DFTrans está fazendo auditorias nos processos do órgão e um dos principais problemas levantados são as fraudes nos cartões do transporte público. Foram identificados usuários que utilizam o cartão até 67 vezes num só dia", justifica.
Segundo o DFTrans, em fevereiro, um comunicado via e-mail foi enviado para estes usuários, solicitando esclarecimentos do motivo pelo qual o cartão estaria sendo usado por mais de seis vezes ao dia. "Pouco mais de 250 usuários responderam a notificação, mesmo assim muitos com explicações insatisfatórias, informando que usam os cartões para a família, inclusive passeios em finais de semana. De acordo com a lei do vale transporte, o trabalhador pode acessar os ônibus para se deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa", diz o texto.
Romaria
O vendedor Clesio Aguiar, 32, decidiu abandonar a fila para tentar embarcar para Santa Maria, onde trabalha. "Só fiz foi passar mais raiva. Um dia de serviço perdido e ainda um gasto de R$ 20 do meu bolso para pagar uma passagem já descontada do meu salário", reclamou.
O advogado Simão Szklarowsky, 57, foi uma das pessoas prejudicadas com o bloqueio de hoje. Por volta das 8h, ele se dirigiu até a Estação de Metrô 109 Sul, a fim de se pegar um trem para descer na Estação Terminal Asa Sul e, de lá, pegar um ônibus até o Aeroporto de Brasília, onde trabalha. "Imagina qual não foi minha surpresa quando fui passar a catraca e apareceu que não tinha dinheiro no meu cartão. Fiquei sem entender, como é começo de mês e a firma acabou de depositar o valor".
Para resolver o problema, ele se deslocou de táxi até a Estação Galeria. Chegando lá, mais dor de cabeça. "Fui informado de que agora aquele posto é destinado apenas a demandas de Cartões Estudantis. Me dirigir, então, até a Rodoviária do Plano Piloto. Quando cheguei no posto do DFtrans do terminal de ônibus, só tinha muvuca e servidor mal-educado. Uma moça ficava gritando lá perto da fila que não havia nada para ser feito", conta Simão.
Diante da situação, o homem fez uma reclamação no 156. "O maior problema é o desrespeito do GDF com a população. É uma desinformação e despreparo dessas pessoas que trabalham nos postos do DFTrans. Perdemos compromissos importantes hoje e nada de uma boa justificativa para esse contratempo".
Por mais de duas horas, a copeira Sebastiana Aparecida Ribeiro Santos, 55, ficou fila em busca de respostas. A indignação era tanta, que ela começou a se sentir indisposta. "Me deu uma suadeira. Tenho pressão alta, histórico de AVC, não tem como ficar me estressando dessa maneira. A gente fica aqui esperando e tendo que tirar do próprio bolso para ser tratada com ignorância e falta de educação", reclama.
Devido ao tumulto gerado com os bloqueios, o DFTrans resolveu liberar os cartões para não prejudicar a volta para a casa e deu um prazo de 10 dias para que os usuários atingidos regularizem a situação. As justificativas devem ser feitas presencialmente no DFTrans ou enviadas para o e-mail cadastro@dftrans.df.gov.br.