Jornal Correio Braziliense

Cidades

Morre, aos 53 anos, Rodrigo de Oliveira Sá, diretor-técnico do Sebrae-DF

O economista morreu vítima de um acidente de trânsito próximo a Acreúna (GO). Rodrigo de Oliveira Sá deixa um casal de filhos e um neto

Amizade, alegria e preocupação com o próximo. Essas são algumas das lições que o economista e diretor-técnico do Sebrae-DF, Rodrigo de Oliveira Sá, ensinou para familiares e amigos durante os seus 53 anos de vida. Ele morreu no domingo (7/4), em um acidente de trânsito a caminho de uma feira de agronegócios em Rio Verde (GO). A viagem foi interrompida próximo a Acreúna (GO), distante cerca de 350 km do DF. Rodrigo deixa um casal de filhos e um neto.

Esposa e parceira de vida, a professora aposentada Joyna Santos Sá, 50, só tem palavras de carinho ao se referir a Rodrigo. Eles eram casados havia 31 anos. "Vai ficar na memória muito amor. Meu esposo era um ser humano alegre, sempre com muita vida, preocupado com o próximo. Uma pessoa sem igual", resume Joyna com voz embargada.

No momento do acidente, também estavam no carro o superintendente do Sebrae e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Antônio Valdir Oliveira, além do motorista. Os dois receberam atendimento médico e já estão em casa. Ambos sofreram apenas escoriações leves.
O velório e sepultamento será nesta terça-feira (9/4) de 9h às 15h, na capela 3, no cemitério Campo da Esperança.

Último café

Amigo de Rodrigo há mais de oito anos, o empresário Álvaro Silveira Júnior, 50, endossa que Rodrigo deixa uma perda irreparável. "Tomamos café ontem (7/4) juntos antes de ele entrar no carro para viajar. Como sempre, foi um encontro agradável. Estamos muito abalados. Rodrigo era um homem, um amigo, um profissional, um pai incrível", resume.
Rodrigo de Oliveira Sá tem uma história de 35 anos de trabalho dedicados ao Sebrae. Ele nasceu em Brasília e se formou em economia pela União Educacional de Brasília (UNEB). Tinha no currículo dois cursos de pós-graduação: Gestão da Qualidade em Serviços, pela Fundação Getúlio Vargas, e Programa de Desenvolvimento de Lideranças, pela Fundação Dom Cabral. Durante os anos de carreiras, marcou presença em diversos projetos pelo mundo, como o Programa de Estratégias em Negócios Inovadores, na Wharton University of Pennsylvania.
Ele iniciou a carreira no Banco Bradesco, na função de conferente e analista. Em 1983, Rodrigo Sá ingressou no Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Distrito Federal (CEAG/DF), à época Sebrae-DF. De lá pra cá, exerceu funções de técnico, consultor empresarial, gerente administrativo e financeiro e da Unidade de Atendimento Coletivo de Comércio e Serviços (UACS).
Em 2009, assumiu a Diretoria Técnica da casa e, em 2010, foi reeleito para o cargo no quadriênio 2011-2014. Em 2015, foi nomeado secretário adjunto de Estado de Turismo do Distrito Federal, retornando ao Sebrae DF para exercer o cargo de gerente da Unidade de Gestão Estratégica, em abril de 2016.

De abril de 2017 a dezembro de 2018, Rodrigo foi nomeado para o cargo de Diretor Superintendente do Sebrae-DF, eleito pelo Conselho Deliberativo. Em janeiro de 2019, foi eleito para o cargo de diretor técnico da instituição. A previsão era de que ele ficasse no cargo até 2022.

Nota de pesar

Em nota, a direção do Sebrae-DF comunicou a morte de Rodrigo. "Rodrigo deixa viúva e dois filhos, além de centenas de amigos, que merecem nesse momento da a solidariedade do Sebrae no Distrito Federal. Oportunamente, quando forem definidos os últimos detalhes, serão divulgadas informações referentes à cerimônia de despedida do nosso Diretor-técnico".