Alan Rios
postado em 07/04/2019 09:01
Roupas leves, garrafa d;água, casaco e guarda-chuva. O brasiliense que sair de casa neste domingo (7/4) precisa estar preparado para enfrentar tempos distintos que vão desde o calor forte até possíveis temporais.
Quem precisou se levantar antes do sol nascer viu em várias cidades do Distrito Federal uma grande névoa, que escondeu os prédios e fez cair a sensação térmica. Mas foi só o sol aparecer de vez, por volta das 7h, que o tempo ficou quente e o aspecto cinza sumiu da capital. E as mudanças não param por aí: a previsão é de chuvas fortes entre a tarde e a noite.
É isso que explica o meteorologista Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "Começamos o dia com o que chamamos de nevoeiro de radiação, que, simplificando, ocorre quando temos uma umidade relativa do ar muito alta, e isso não está faltando."
Ainda segundo o Inmet, é comum a formação de nevoeiro neste período do ano. As mudanças entre sol e chuva também, já que estamos em um período de transição climática nestas primeiras semanas do outono.
Temperatura
A mínima neste domingo ficou nos 17;C, embora o brasiliense tenha tido uma sensação térmica um pouco menos por conta da presença do nevoeiro. Nos momentos de mais calor, a máxima chegará aos 28;C. A umidade relativa do ar continua alta, entre 95% e 50%.