Jornal Correio Braziliense

Cidades

Exposição tem palestras e itens raros de expedições espaciais

A mostra ocorre no Conjunto Nacional e é comandada pela Agência Nacional Americana (NASA), a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Fundação Astronauta Ian Ramon, parceira da Agência Espacial Israelense (ISA)


Alimentos especialmente preparados e embalados para o consumo de astronautas, peças usadas fora da Terra, manuais de voo de ônibus espaciais: as viagens interestelares nunca estiveram tão próximas dos moradores da capital. Em comemoração aos 50 anos da missão Apollo 11, que marcou a primeira vez em que o homem pisou na lua, o Conjunto Nacional sedia, hoje, entre meio-dia e 20h, o segundo dia do Science Days, evento que reúne palestras com nomes renomados da ciência e tecnologia, itens raros de expedições e oficinas.

A exposição é gratuita e, para participar, basta baixar o aplicativo do shopping e realizar a inscrição. Comandam o evento a Agência Nacional Americana (NASA), a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Fundação Astronauta Ian Ramon, parceira da Agência Espacial Israelense (ISA).

Mãe de duas crianças apaixonadas por astronomia, a professora Arlete Petronilho, 42 anos, levou os filhos ; Nicole e Nicolas ; e a amiga dos dois, Renata Angelo, à exposição. ;Costumamos ver vídeos e filmes sobre missões da Nasa. Essa foi uma oportunidade única para ver de perto;, contou.

Aspirante a astronauta, Nicole, 10, viu o interesse pelo meio intergalático crescer quando assistiu ao filme Extraordinário, dirigido por Stephen Chbosky. ;Meu sonho é ir à Lua e ver se ela realmente tem aqueles buracos ou é tudo uma ilusão;, disse a estudante, que escolheu como item preferido a réplica de um urso de pelúcia que viajou ao espaço na missão STS 114.

Gerente de Projetos do Kennedy Space Center International Academy, José Carlos Filho afirmou que o evento visa a inspirar futuros astronautas, engenheiros e cientistas. ;Há aproximadamente 7 milhões de vagas abertas nessa área;, observou.