Jornal Correio Braziliense

Cidades

NÃO PUBLICAR. NOTA DUPLICADA

Presos denunciam superlotação e pedem ações para não contrair coronavírus

Em vídeo gravado de dentro do Centro de Detenção Penitenciária (CPP), prisão destinada aos sentenciados a regime semiaberto, presos denunciam condições ;desumanas; e superlotação no local. Em cela cheia e com todos encapuzados para evitar retaliação do sistema prisional, os detentos pediram melhores ações para que não aconteça um surto de coronavírus entre os internos.

;Somos trabalhadores do semiaberto, transformado em fechado, convivendo com mais de quinhentos em cada ala. Entre eles, preso com febre, tosse, oprimido por uma situação que é desumana, escorpiões, lixo e excesso de pessoas;, disse o porta-voz do grupo. Em seguida, destaca o risco de os detentos adoecerem: ;pedimos que nos permitem enfrentar a situação junto com nossas famílias, pois é risco de vida, estamos todos juntos, se um pegar corona, todos serão contaminados. Pedimos em nome de nossa saúde. [;] Será que vão esperar contaminar um pra poder fazer alguma coisa?;, questiona.

Na tarde de hoje (30/3), familiares de presos estiveram na frente do CPP em manifestação por melhores condições aos detentos. Na última terça-feira (24/3), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) negou pedido de habeas corpus coletivo para progressão de regime dos presos do semiaberto. O pedido foi feito pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Distrito Federal - OAB/DF, Defensoria Pública do DF, Instituto de Garantias Penais ; IGP, Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas ; ABRACRIM e Associação Nacional da Advocacia Criminal.

Aparelho celular

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) informa que realizou na manhã de hoje uma revista para verificar a suposta existência de aparelho celular no interior da unidade prisional. Avisa ainda que para evitar o contágio pelo coronavírus - o tempo do banho de sol foi estendido, passando de duas para três horas, os idosos foram alocados em alas específicas. Além disso, nesta semana, a reforma do bloco 3 do CPP, foi intensificada. Assim que for finalizada, serão disponibilizadas mais 650 vagas.

*Estagiário sob supervisão de