Na manhã de hoje, 251 toneladas de sucatas de veículos que estavam parados no pátio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estão sendo compactadas como parte do projeto Higeia. O material será reciclado.
Segundo a polícia, o objetivo é a definitiva e adequada destinação dos bens existentes nos pátios e depósitos das unidades policiais. Em dezembro do ano passado, foi feito um leilão que arrecadou mais de R$ 143 mil com a venda de sucatas de automóveis, motocicletas, bicicletas e peças. O valor foi destinado para o Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil (FUNPCDF).
Antes de reciclar o ferro, é preciso que seja feita a descontaminação do material, assim como a descaracterização, compactação e trituração. As primeiras três etapas são realizadas já no pátio da polícia, enquanto as demais, na empresa de reciclagem.
Para descontaminar, todos os fluidos são retirados (como água, óleos e combustíveis), assim como a bateria, o catalisador, extintor de e tanque de gás natural. Tanto a descaracterização como a compactação são feitas por prensa hidráulica móvel.