Jornal Correio Braziliense

Cidades

A beleza ganha destaque em desfile exclusivamente negro no JK Shopping

O evento acontece às 17h30 de amanhã e tem entrada franca. São 40 modelos que desfilarão com o objetivo de se lançar no mercado e pelo emponderamento afrodescendente

A beleza tomará conta do JK Shopping às 17h30 desse sábado (23/3). Quem estiver por lá, não poderá ignorar o crescente empoderamento afrodescendente. Quarenta modelos desfilarão em uma passarela montada no local, para receber a 11; edição do Desfile Beleza Negra. O objetivo é lançar estas pessoas no mercado profissional e, sobretudo, fortalecer a luta contra o racismo. O DJ Moisés Pretinho, de Ceilândia, fica responsável pela trilha sonora e a animação do evento.
Os modelos representarão a diversidade negra, valorizando as características de cada um. Não há padrões pré-estabelecidos para a pessoa participar no desfile. Portanto, haverá concorrentes de diversas idades e alturas, assim como quem não atue na área.

Todos os competidores passaram por orientação psicológica e por treinamentos de passarela. Eles também tiveram consultoria de esteticistas especializados em peles negras, além de atendimento em uma rede de salões exclusivos para cabelos cacheados e crespos.
"É uma forma de conscientização. É mostrar, para uma parcela racista da população que o negro tem a capacidade e o poder de ser incluso no lugar que desejar, seja na passarela ou fora dela", frisa Rodrigo Deoli, convidado especial do desfile e diretor da TM Model de Belo Horizonte.
A produção do evento garante que também participará profissionais liberais e autoridades do Distrito Federal. Devem comparecer para o desfile o secretário de cultura Adão Cândido, o empresário Paulo Octávio, a repórter Erika Blayney e a deputada federal Paula Belmonte. Outra participante importante é a delegada Jane Klébia, chefe da 6; Delegacia de Polícia (Paranoá), que é uma das madrinhas do desfile.
"É evento importante da moda de Brasília, que mostra a beleza e as novas tendências. Por meio deste desfile, é possível inserir o negro no mercado de trabalho tão seleto da moda. Portanto, falamos de diversidade, empregabilidade e, sobretudo, que a beleza não pode ter um estereótipo ou padrão. A beleza tem que ser contemplada nas mais diversas formas. É uma belíssima forma de falar de negritude", destaca a delegada.

Serviço:

11; Edição do Desfile Beleza Negra
Dia: Sábado (23/3)
Horário: 17h30
Local: JK Shopping
Entrada gratuita