Para garantir o uso racional da água e a proteção da bacia hidrográfica do Alto Descoberto, haverá incentivo da atividade rural sustentável na região. O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Governo de Goiás assinam na sexta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para incentivar a medida.
Também será acionado o decreto de criação do Parque Estadual de Águas Lindas, no entorno do Distrito Federal. O espaço verde vai redefinir a poligonal da unidade de conservação do Parque do Descoberto e também é um instrumento para proteger o reservatório.
A cerimônia de assinatura ocorrerá as 10h na Barragem do Descoberto, em Águas Lindas de Goiás (GO), distante aproximadamente 50 quilômetros de Brasília. De acordo com a Companhia de Abastecimento do DF (Caesb), as duas iniciativas têm objetivo de proteger e incentivar as práticas de uso sustentável dos recursos naturais na bacia do Lago Descoberto, principal manancial de abastecimento do DF.
Uma das ações do acordo é implantar no Descoberto o programa Produtor de Água. Ele tem o propósito de proteger as nascentes localizadas nas propriedades rurais localizadas na Bacia, que é responsável hoje por cerca de 65% do abastecimento do Distrito Federal.
Parque de Águas Lindas
A Caesb atua como cogestora do Parque Estadual Águas Lindas, localizado no município goiano. O parque é constituído de duas áreas distintas, num total de 2 mil hectares e se destina a preservar as nascentes, os mananciais, a flora e a fauna, bem como controlar a ocupação do solo na região, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Com informações da Caesb