O anúncio foi feito pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, durante evento que homenageou os artesãos, na manhã desta terça-feira (19/3), na Torre de TV. De acordo com a chefe da pasta, o acordo de stopover que o Governo do Distrito Federal (GDF) fechou com a empresa aérea TAP irá impulsionar o turismo e, consequentemente, a visibilidade dos trabalhos desses profissionais.
"Os turistas europeus vão poder ficar até cinco dias em Brasília sem aumento da passagem.
"Os turistas europeus vão poder ficar até cinco dias em Brasília sem aumento da passagem.
Vamos fazer uma rota especial para esse público para que eles possam conhecer o lindo trabalho dos artesãos da nossa capital. O artesanato será mais uma ferramenta de atração dos turistas;, afirmou .
Além da criação da rota, a pasta planeja que os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) sirvam como ponto de comercialização dos produtos feitos pelos artistas do DF. ;Serão, no mínimo, mais cinco espaços para que os produtos dos artesãos da cidade sejam comercializados;, destacou a secretária.
Data comemorativa
Durante toda esta terça-feira (19/3), na Torre de TV, o GDF e a Setur promoveram um dia de festa com palestras, atividades culturais e de lazer. Os participantes também contaram com orientações jurídicas e sociais, além de atendimentos de beleza e saúde, como aferição de pressão e glicemia.
O Dia do Artesão foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado todo 19 de março. A data é a mesma em que se comemora o dia de São José ; pai de Jesus Cristo, marceneiro e padroeiro da profissão, segundo a tradição católica.
*Com informações da Agência Brasília