Com policiamento reforçado, a movimentação seguiu tranquila no SAN. O evento, que ressaltou o respeito à diversidade, conta com estrutura coberta e recebe DJs até as 23h. O folia no SCS estava prevista para continuar até 0h, mas o público se dispersou após princípios de confusão. Mesmo assim, o início do bloco juntou foliões animados para aproveitar a tarde.
A estudante Ana Beatriz da Silva, 18 anos, sempre participa dos blocos de rua no Distrito Federal. Para ela, é um dos períodos mais divertidos do ano, principalmente pela criatividade dos foliões que se fantasiam. No entanto, ela aponta alguns problemas que atrapalham a festividade. ;Já presenciei diversas agressões, cenas preconceituosas em sua grande maioria com o público LGBTQI. Eu já sofri preconceitos, inclusive;, contou.
Os amigos Daniel Galvão, 36, e Álvaro Diego, 38, estavam ansiosos para os dias de bagunça começarem de vez. ;Já estávamos acompanhando o pré-carnaval, então já estamos mais do que no clima. A ideia é curtir além desses quatro dias de festa;, comenta o físico Álvaro. ;Vamos torcer para que seja uma festa tranquila;, completou o designer Daniel.
Transporte público
O Metrô funcionará até a meia-noite para atender aos foliões do Distrito Federal. Só no domingo o horário de abertura das catracas será diferente: às 7h. Nos demais dias, as estações funcionarão para embarque e desembarque a partir das 6h. O embarque, no entanto, terminará às 23h30, ficando permitido o acesso após esse horário apenas nas estações Central e Galeria. Nas duas estações, os foliões poderão embarcar até 0h. Na Quarta-feira de Cinzas, o metrô volta a abrir às 6h e fechar às 23h30.
Para o sistema de ônibus, o DFTrans criou uma linha especial para levar os foliões do Estádio Nacional à Rodoviária do Plano Piloto, nos horários de dispersão. A linha 109.7 circulará das 23h à 1h30, de sábado a terça-feira, com tarifa de R$ 2,50. As demais linhas funcionarão em horários diferenciados: no sábado e na segunda-feira, os ônibus circularão com tabela horária de sábado; no domingo e na terça-feira, com tabela horária de domingo. As tabelas horárias das 833 linhas de ônibus do DF podem ser conferidas no www.dftrans.df.gov.br.
Quem quiser festejar por mais tempo deverá se dirigir aos setores carnavalescos Sul e Norte, onde os blocos ficarão até a meia-noite; e ao setor carnavalesco do Estádio Nacional, onde a brincadeira vai até as 2h da manhã.
Colaborou Jéssica Eufrásio
Duzentos blocos
Os quase 200 blocos confirmados para animar o carnaval de Brasília terão até seis horas para brincar e uma hora, após a folia, para dispersar. Os horários de término dos eventos foram definidos por área. Nas residenciais, os blocos encerram às 20h, enquanto nas comerciais a folia vai até às 22h.
Quem quiser festejar por mais tempo deverá se dirigir aos setores carnavalescos Sul e Norte, onde os blocos ficarão até a meia-noite; e ao setor carnavalesco do Estádio Nacional, onde a brincadeira vai até as 2h da manhã.
Colaborou Jéssica Eufrásio