Jornal Correio Braziliense

Cidades

Foliões de Brasília terminam semana em blocos no Plano Piloto

Comemorações começaram com eventos no Plano Piloto, Ceilândia e Samambaia Sul. Público chegou a 5 mil pessoas no Setor Comercial Sul

O primeiro dia do feriado de carnaval teve animação no centro de Brasília. Dos cinco eventos marcados para esta sexta-feira (1;/3), três ocorreram no Plano Piloto. Os outros dois, na Casa do Cantador, em Ceilândia, e no Centro Olímpico de Samambaia Sul. Os blocos Novos Candangos e Carnaval Beco da Cal ; Na Batida do Morro reuniram cerca de 5 mil foliões no Setor Comercial Sul (SCS). Já o Bloco do Prazer, no Setor de Autarquias Norte (SAN), contou com aproximadamente 500 pessoas, segundo a Polícia Militar.

Com policiamento reforçado, a movimentação seguiu tranquila no SAN. O evento, que ressaltou o respeito à diversidade, conta com estrutura coberta e recebe DJs até as 23h. O folia no SCS estava prevista para continuar até 0h, mas o público se dispersou após princípios de confusão. Mesmo assim, o início do bloco juntou foliões animados para aproveitar a tarde.

A estudante Ana Beatriz da Silva, 18 anos, sempre participa dos blocos de rua no Distrito Federal. Para ela, é um dos períodos mais divertidos do ano, principalmente pela criatividade dos foliões que se fantasiam. No entanto, ela aponta alguns problemas que atrapalham a festividade. ;Já presenciei diversas agressões, cenas preconceituosas em sua grande maioria com o público LGBTQI. Eu já sofri preconceitos, inclusive;, contou.

Os amigos Daniel Galvão, 36, e Álvaro Diego, 38, estavam ansiosos para os dias de bagunça começarem de vez. ;Já estávamos acompanhando o pré-carnaval, então já estamos mais do que no clima. A ideia é curtir além desses quatro dias de festa;, comenta o físico Álvaro. ;Vamos torcer para que seja uma festa tranquila;, completou o designer Daniel.

Transporte público

O Metrô funcionará até a meia-noite para atender aos foliões do Distrito Federal. Só no domingo o horário de abertura das catracas será diferente: às 7h. Nos demais dias, as estações funcionarão para embarque e desembarque a partir das 6h. O embarque, no entanto, terminará às 23h30, ficando permitido o acesso após esse horário apenas nas estações Central e Galeria. Nas duas estações, os foliões poderão embarcar até 0h. Na Quarta-feira de Cinzas, o metrô volta a abrir às 6h e fechar às 23h30.

Para o sistema de ônibus, o DFTrans criou uma linha especial para levar os foliões do Estádio Nacional à Rodoviária do Plano Piloto, nos horários de dispersão. A linha 109.7 circulará das 23h à 1h30, de sábado a terça-feira, com tarifa de R$ 2,50. As demais linhas funcionarão em horários diferenciados: no sábado e na segunda-feira, os ônibus circularão com tabela horária de sábado; no domingo e na terça-feira, com tabela horária de domingo. As tabelas horárias das 833 linhas de ônibus do DF podem ser conferidas no www.dftrans.df.gov.br.

Duzentos blocos

Os quase 200 blocos confirmados para animar o carnaval de Brasília terão até seis horas para brincar e uma hora, após a folia, para dispersar. Os horários de término dos eventos foram definidos por área. Nas residenciais, os blocos encerram às 20h, enquanto nas comerciais a folia vai até às 22h.

Quem quiser festejar por mais tempo deverá se dirigir aos setores carnavalescos Sul e Norte, onde os blocos ficarão até a meia-noite; e ao setor carnavalesco do Estádio Nacional, onde a brincadeira vai até as 2h da manhã.

Colaborou Jéssica Eufrásio