Jornal Correio Braziliense

Cidades

Falso assessor do GDF é preso após pedir dinheiro em troca de contratos

José Ricardo Nogueira Cunha, 40 anos, chegou a ocupar cargo comissionado na Administração Regional de Ceilândia, mas não ficou um mês na função

Um homem que se passava por assessor do Governo do Distrito Federal (GDF) foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (27/2), pedindo propina a empresários de Ceilândia em troca de um suposto contrato com o Executivo local.

Segundo a Polícia Civil, José Ricardo Nogueira Cunha, 40 anos, se passava por servidor do GDF para enganar as vítimas. Ele se utilizava das redes sociais para reforçar o suposto local de trabalho, afirmando ser servidor do governo.

Entre os amigos de José Ricardo nas redes sociais, perfis falsos são associados ao GDF como servidores da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e outras pastas.

Em uma das tentativas de golpe, o falso assessor foi denunciado por um empresário que suspeitou da conduta de José Ricardo durante as negociações. Após receberem a denúncia, agentes da 15; Delegacia de Polícia (Ceilândia) flagraram o suposto assessor quando ele esperava a transferência de R$ 37 mil da vítima, empresário do ramo da construção civil.

De acordo com a Polícia Civil, foi arbitrada fiança "no valor de R$ 5 mil que, caso não seja quitada, implicará no recolhimento do autor à carceragem da Polícia Civil". José Ricardo responderá na Justiça do DF por tentativa de estelionato.

Um mês no governo


Em 12 de maio de 2010, José Ricardo Nogueira Cunha foi nomeado para cargo comissionado na Gerência de Obras da Administração Regional de Ceilândia. Ele não durou um mês no cargo, sendo exonerado em 11 de junho.

O Governo do Distrito Federal disse que não pode comentar a situação, porque "o assunto em questão é caso de polícia e deve ser tratado como tal".