Após levar um patinete elétrico da Yellow para casa, nesta quarta-feira (27/2), um visitante do Parque do Paranoá foi conduzido à 6; Delegacia de Polícia (Paranoá) por suposto furto. O patinete, monitorado remotamente, foi localizado na casa do indivíduo, que, surpreendido pelos policiais e donos do equipamento, alegou não conhecer essa modalidade de transporte.
Segundo a delegada da 6; DP, Jane Kéblia, o homem afirmou que encontrou o patinete pelo local e pegou com a intenção de devolver para o dono. ;Ele acreditou que estava abandonado, mas percebeu que o objeto tinha muito valor e levou consigo. Foi liberado, mas pode responder por furto;, explica.
Segundo a comunicação oficial da empresa, os patinetes não precisam de estação. No término da viagem, basta estacioná-lo corretamente sem que o objeto atrapalhe os pedestres que circulam no local. No entanto, a corrida deve ser encerrada no aplicativo ou o cadeado fechado manualmente.
Saiba como usar
O usuário deve criar uma conta gratuita pelo aplicativo e utilizar o mapa para localizar a patinete mais próxima. O pagamento pelo serviço é feito com cartão de crédito ou dinheiro. Para iniciar a viagem, localize o QR code no patinete e escaneie.
Segundo instruções disponíveis no site da Yellow, a população deve respeitar as leis de trânsito e evitar acidentes, usar capacete para própria segurança e andar até 6km/h em calçadas e 20km/h em ciclovias e ciclofaixas. Caso o uso ocorra à noite, os faróis devem ser acendidos.