O velório será realizado nesta quarta-feira (27/2), a partir das 14h, na capela 10 do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento começará às 15h.
Natural de Porto Alegre, Asdrúbal se formou em direito e ciências sociais pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, antes de ser nomeado juiz de direito do TJDFT, em 1975. Em 1980, o magistrado foi promovido a juiz de direito por antiguidade e, em dezembor de 1991, tornou-se desembargador.
Tornou-se vice-presidente do tribunal em 1998 e permaneceu no cargo até 2000. No início do século, foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF, ficando de 2000 a 2002 no cargo. Aposentou-se do TJDFT em 1; de julho de 2008.
Durante a carreira, Asdrúbal Cruxên foi condecorado com as medalhas "Imperador Dom Pedro II" e Medalha do Mérito Eleitoral, conferida pelo TRE-DF. Recebeu, também, láureas do corpo de graduados especiais da Ordem do Mérito Aeronáutico, grau "Oficial", em 2003, e outorgado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, no Grau ;Grã-Cruz;, pelo Conselho Tutelar da referida ordem, em 2000. Recebeu, ainda, medalha na Ordem Internacional dos Jornalistas com o Mérito Comunicação Social, no Grau de Comendador.
(Com informações do TJDFT)