Jéssica Eufrásio
postado em 20/02/2019 20:50
Um estudante universitário do Rio de Janeiro morreu durante uma viagem à Chapada dos Veadeiros, na tarde desta quarta-feira (20/2). Daniel Chagas Dalpian, 22 anos, teria sido arrastado para um sumidouro na Cachoeira das Cariocas, dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Depois do acidente, o jovem não voltou à superfície. Militares do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) darão continuidade às buscas na manhã de quinta-feira (21/2).
Informações preliminares dão conta de que Daniel e cinco amigos chegaram a Goiás há poucos dias e estavam hospedados na Vila de São Jorge, na entrada do Parque Nacional. O grupo era composto por estudantes de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O acidente aconteceu por volta das 13h. Equipes do Corpo de Bombeiros de Planaltina (GO) e do Parque Nacional procuraram pelo jovem, mas não puderam continuar os trabalhos devido à chuva. "Houve uma avaliação do local do acidente e constatou-se que seria impossível realizar a busca pelo rapaz hoje. Após o acidente, choveu muito forte e o nível do rio subiu bastante", afirmou o chefe da unidade de conservação, Fernando Tatagiba.
A viagem do quartel de Planaltina até a Vila de São Jorge leva aproximadamente duas horas e, segundo o cabo Luciano Martins, uma tromba d;água pode ter sido a causa do acidente. "O sargento Leonel Leonardo Silva está à frente da missão no local. Aparentemente, a chuva puxou o jovem, ele bateu a cabeça tentaram segurá-lo, mas não conseguiram. O sargento analisou a área, mas a chuva impossibilitou qualquer mergulho; por isso, começaremos os trabalhos às 6h", disse Luciano.
Também conhecida como Carioquinhas, a cachoeira faz parte do Rio Preto, que divide os municípios goianos de Cavalcante e Alto Paraíso. Um dos principais cursos de água da região, o rio concentra a maior parte dos atrativos da Chapada dos Veadeiros.