O programa vai promover reparo de estradas, limpeza, coleta de lixo e podas, além dos cuidados com postos de saúde e escolas rurais. As primeiras ações foram feitas em Planaltina e no Paranoá. "A área rural sempre ficava abanadonada. Essa é a diferença do SOS, a integração em todos os setores", disse o governador. "É porque eu sei das dificuldades do homem do campo que eu quero dar dignidade aos produtores. "Vamos melhorar estradas, construir creches, comprar dos nossos produtores e não de Goiás", completou.
Ibaneis destacou que também vai enfrentar os problemas de segurança no campo. "Aqui você não tem para onde correr e é fácil para o marginal se instalar. É preciso ter um batalhão que conheça a cidade, um programa diferenciado", argumentou.
O chefe do Buriti anunciou que há um projeto em andamento para a garantia de dois grandes eventos para agricultura por ano no DF. "Vamos voltar a ter uma grande exposição agropecuária, que tanto deixou saudades."
O SOS DF Rural será comandado pela secretaria de Agricultura e contará com o apoio de órgãos como Emater-DF, Ceasa-DF, DER-DF, SLU, Novacap e administrações regionais.
O ginásio poliesportivo inaugurado por Ibaneis tem cerca de 2 mil metros quadrados e estrutura de arquibancada, estacionamento e vestiários. A obra custou R$ 2,2 milhões e será usada também pelas escolas rurais.
Principais medidas do SOS DF Rural
- Reparo de estradas (DFs, Estradas Vicinais e Locais)
- Limpeza dos núcleos rurais: roçagem, capina, pequenas reformas etc.
- Coleta de lixo e coleta de entulho;
- Podas de árvores;
- Manutenção dos Pontos de Encontro Comunitários;
- Cuidados com os arredores dos postos rurais de saúde, de escolas rurais e dos escritórios da Emater-DF.