Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Por isso, o instituto recomenda que, em casos de chuva e rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Na tarde desta quinta-feira (10/1), a região que mais choveu foi Brazlândia, onde 36,4mm de precipitação foram registrados pelo Inmet. No Plano Piloto, a chuva foi forte, mas rápida - acumulou somente 1,6mm. "Permanecemos em estado de atenção por causa das áreas de instabilidade. Há chance de ter uma pancada de chuva ou outra durante a madrugada", conta a meteorologista Naiane Araujo.
De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), as precipitações e rajadas de ventos causaram queda de energia em Samambaia e Ceilândia - nesta segunda região, uma árvore caiu sobre o cabeamento de energia no Núcleo Rural Alexandre Gusmão e técnicos tiveram de se deslocar até lá para retomar o fornecimaneto do serviço.