Formado em direito pela UDF, se tornou um dos primeiros advogados da região administrativa, somando mais de 60 anos de trabalho na cidade. Fundou a Associação Comercial e Industrial de Planaltina e a Academia Planaltinense de Letras.
Pedro Mendes sofria de uma doença renal crônica. Defensor das causas dos menos favorecidos, parou de militar no mundo da advocacia em razão desta doença. Era membro de uma das famílias mais tradicionais de Planaltina, a família Magalhães Mendes, que teve vários membros como administradores da cidade.
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Planaltina, Dalton Ribeiro Neves, externou profundo pesar. ;O Dr. Pedro Mendes foi para nós, advogados de Planaltina, um dos grandes ícones pela sua história de dedicação, ética e trabalho. Temos profundo respeito e admiração pelo colega e lamentamos sua partida;, afirmou Dalton.
O velório ocorrerá nesta sexta-feira (11), na Igrejinha São Sebastião, no Setor Tradicional, Planaltina. O sepultamento será às 16h, no cemitério da cidade.