Jornal Correio Braziliense

Cidades

Saiba o que abre e o que fecha no DF na segunda e terça

Unidades de saúde e delegacias, por exemplo, abrirão em esquema de plantão

; Detran-DF

Não haverá atendimento ao público em 31 de dezembro e em 1; de janeiro. As unidades do Na Hora funcionarão na segunda até as 13h, enquanto as equipes de fiscalização atuarão em escalas de plantão.

; Hemocentro

Em 31 de dezembro, atenderá das 7h às 12h. No primeiro dia de 2019, estará fechado.

; Na Hora

Na segunda-feira, abrem das 7h30 às 14h. Os postos estarão fechados em 1; de janeiro.

; Comércio

Segundo o Sindivarejista, as lojas do Distrito Federal funcionarão até as 15h da véspera de ano-novo. No dia 1;, o comércio não abre.

; Saúde

Na segunda-feira, as unidades básicas de saúde e os ambulatórios dos hospitais funcionam até as 14h. Depois disso e em 1; de janeiro, o atendimento será 24 horas nas emergências dos hospitais regionais, Instituto Hospital de Base (IHB) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

; Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal funciona 24 horas por dia. Durante o feriado de ano-novo, o número de militares será intensificado por meio de escalas extras para a operação Réveillon, que ocorrerá no Estádio Nacional de Brasília e na Praça dos Orixás, a Prainha. Serão 30 militares a mais. A população pode acionar a corporação pelo número 193.

; Delegacias

Unidades da PCDF terão atendimento das 8h às 14h no dia 31. Em 1; de janeiro, o funcionamento será em esquema de plantão. As Centrais de Flagrantes e o telefone 197 funcionarão 24 horas.

; Transporte público

Os ônibus com destino ao estacionamento do Estádio Nacional de Brasília terão reforço durante a virada, entre as 22h e as 2h. A linha 103.1 fará o trajeto circular entre a Rodoviária e o Pontão do Lago Sul com duas viagens por hora para quem for passar a virada do ano na Prainha. No dia 1;, as linhas terão reforço entre as 9h e as 12h e das 16h até as 19h para a posse. Já o metrô circulará das 6h às 22h na véspera do ano-novo e das 7h às 20h no primeiro dia de 2019. Não haverá reforço na quantidade de trens.

; Aeroporto

Para evitar contratempos, a Inframérica recomenda que os passageiros com voos marcados cheguem ao Aeroporto de Brasília com antecedência de 1h30 para voos domésticos e 2h30, para voos internacionais.

; Bancos

Não haverá expediente nas agências bancárias em 31 de dezembro em 1; de janeiro.

; Eixão do Lazer

Devido à posse presidencial, o trânsito de veículos estará liberado nos Eixos Rodoviários Norte e Sul. Portanto, não haverá Eixão do Lazer.

; Pontos turísticos

O Jardim Zoológico funcionará normalmente na segunda e na terça-feira, das 8h30 às 17h. O Jardim Botânico abrirá no dia 31 até as 12h e fecha em 1; de janeiro. O Museu Vivo da Memória Candanga funciona das 9 às 14h no dia 31 e não abre no primeiro dia de 2019. O Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) funciona em 31 de dezembro até as 12h e não abre no dia 1;. Catetinho, Jardim Botânico, Torre de TV, Museu Nacional, Torre de TV Digital, Cine Brasília e Biblioteca Nacional só retornam às atividades em 2 de janeiro.

; Caesb

No dia 31 de dezembro, a companhia terá expediente até as 14h. O atendimento na Central 115 é ininterrupto e equipes de manutenção estarão em regime de plantão. Em 1; de janeiro, o atendimento será feito pela Central 115, de forma ininterrupta, e equipes de manutenção estarão em regime de plantão.

; CEB

Na segunda-feira, as agências de atendimento abrirão pela manhã, das 8h às 14h. O teleatendimento pelo 116 e os serviços de urgência funcionarão normalmente, 24 horas.

; Limpeza urbana

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) seguirá com coleta no dia 31 de dezembro em meio período. No dia 1; de janeiro, as equipes farão plantão somente na área central.