Jornal Correio Braziliense

Cidades

Castelo de Grayskull, conhecido ponto de drogas em Ceilândia, vira praça

Praça da Juventude foi inaugurada neste sábado, na QNN 13, com áreas de esporte, lazer e cultura


A Praça da Juventude foi inaugurada neste sábado (22/12) em Ceilândia. O espaço foi construído na QNN 13, onde havia um ponto de venda e consumo de drogas conhecido como Castelo de Grayskull. No local, áreas de esporte, lazer e cultura pretendem resignificar a área que já trouxe problemas à cidade.

No total, são mais de 8 mil metros quadrados. Neles foram instalados pistas de caminhada, de salto e de skate, quadra de vôlei de praia, campo de futebol society, teatro, entre outros espaços. Foi investido um valor de R$ 2,7 milhões para a obra, que derrubou, ainda em 2011, a construção conhecida como "maior cracolândia do DF", da época.

A expectativa dos moradores de Ceilândia era de o local já estivesse em funcionamento em 2013, mas o projeto não saiu do papel desde então. Esse modelo é uma parceria com o Ministério dos Esportes, que faz instalações semelhantes em todo o Brasil.

"O conceito da Praça da Juventude é de um espaço não destinado apenas às práticas esportivas e ao condicionamento físico, mas também relacionado à educação, lazer e recreação, integração social, ressocialização de pessoas, saúde e qualidade de vida", define, em nota, o Ministério dos Esportes.

O governador Rodrigo Rollemberg esteve na inauguração e ressaltou a importância do espaço. "Era uma grande reivindicação da população de Ceilândia. Aqui era um ponto que comprometia a segurança pública. Agora, temos um espaço para promoção da cultura e do esporte", finalizou.