Os usuários do sistema de transporte público do Distrito Federal passaram a contar com mais 346 paradas de ônibus cobertas no segundo semestre do ano. A instalação dos novos abrigos estava prevista em um contrato firmado pelo Transporte Urbano (DFTrans) com uma empresa terceirizada. A previsão é que, até o fim do primeiro semestre de 2019, 500 proteções sejam instaladas. Até o momento, passageiros de 18 regiões administrativas foram beneficiados.
Segundo o DFTrans, outras seis paradas cobertas ; três no Paranoá, duas em Taguatinga e uma na Octogonal ; estão previstas para serem entregues ainda este ano. Já as 148 restantes previstas no contrato devem ser entregues no decorrer do primeiro semestre de 2019.
Ao todo, o DF tem 4,7 mil pontos de ônibus, sendo que, agora, 3,2 mil têm cobertura. O investimento na manutenção dos locais foi de R$ 4,9 milhões. Com isso, cada um das paradas instaladas custou, em média, R$ 14 mil.
Até o momento, Ceilândia foi a região administrativa mais beneficiada, recebendo 42 novas coberturas. Santa Maria, com 29, e Gama, com 28, vêm na sequência. SIA, Águas Claras, Brazlândia, Estrutural, Fercal, Jardim Mangueiral, Lago Norte, Octogonal, Paranoá, Park Way, Planaltina, Riacho Fundo II, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho I e II, Taguatinga e Vicente Pires foram as outras regiões atendidas pelo DFTrans. O local de cada instalação foi indicado por um estudo feito em parceria com administrações regionais.
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Além das intervenções estruturais, a autarquia também começou a testar, de forma experimental, placas com QR Code nos pontos de ônibus. A tecnologia tem o intuito de auxiliar os passageiros fornecendo informações sobre a parada onde o usuário está esperando a condução. Após baixar o aplicativo, é preciso aproximar o smartphone do código exposto para ter acesso a algumas informações, como as linhas que passam por ali, os horários de saída do ponto de origem e trajetos cumpridos pelos coletivos.
A principal ferramenta que poderia diminuir o tempo de espera de quem depende do transporte público ainda não está em pleno funcionamento. O Correio testou o aplicativo, que ainda está em versão beta, na parada de ônibus em frente ao prédio da Controladoria Geral da União (CGU), no Setor de Autarquias Sul. O "test drive" aconteceu por volta das 13h desta quinta-feira (20/12), com a linha 114, e constatou que o serviço de GPS não trazia informações em tempo real sobre a localização dos ônibus. Horas depois, ao pesquisar a mesma linha, a movimentação no DF no Ponto voltou a funcionar.
Por meio de nota, o DFTrans lembrou que, por estar em fase de testes e aprimoramento, o aplicativo pode apresentar inconsistência. Além disso, o órgão abriu seus canais oficiais ;ouvidoria, através do telefone 162, e site oficial de sugestões -para os usuários enviarem suas opiniões a ajudarem a aprimorar o sistema. Até o final de 2018, 80 paradas de diferentes regiões administrativas terão um código para consulta de informações.