Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação Navalha da Polícia Civil desmonta quadrilha de tráfico

Em duas etapas, a polícia prendeu nove pessoas e apreendeu drogas, carros, dinheiro e ouro

A Operação Navalha, realizada pela Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) e pela Divisão de Operações Especiais (DOE), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu drogas, veículos e prendeu acusados de intergrar uma quadrilha de tráfico, entre 15 e 18 de dezembro.

Segundo o delegado Diogo Cavalcante, da Cord, as investigações começaram em 2017 para apurar a atuação de uma quadrilha de tráfico de drogas que agia, principalmente, em Samambaia. À época, o suspeito de liderar o grupo criminoso foi preso. Ele mantinha uma barbearia como fachada para as atividades do tráfico.

Sob nova liderança, a quadrilha passou a agir no Gama, em Ceilândia, na Estrutural e em Samambaia. Nessas cidades, os criminosos repassavam as drogas no varejo para consumidores em pequenas bocas de fumo.

Na primeira fase, a polícia abordou um veículo com 160kg de maconha, além de cumprir mandados de busca e apreensão em Samambaia, Vicente Pires e na Estrutural.

Na terça-feira (18), foi deflagrada a segunda etapa da Operação Navalha, na qual a equipe efetuou prisões, incluindo a de um dos gerentes da associação criminosa, além do cumprimento de mandados de busca no Gama e em Samambaia. Com os acusados, foram apreendidos porções de maconha, dinheiro e automóveis ligados aos criminosos.

No total, a Operação Navalha resultou em cinco prisões temporárias e quatro em flagrante. Também apreendeu sete carros e uma motocicleta, R$ 12 mil em dinheiro, aproximadamente R$ 45 mil em ouro, porções de droga sintética, cocaína e mais de 160kg de maconha.