Jornal Correio Braziliense

Cidades

Justiça bloqueia bens de tenente-coronel envolvido em fraude de licitação

Edson Luiz facilitava que a empresa Instrumental Científico Equipamentos para Laboratórios ganhasse da concorrência no processo de licitações de equipamentos para o Hospital Geral de Brasília

Após se envolver em fraude de licitação com a empresa Instrumental Científico Equipamentos para Laboratórios, o tenente-coronel médico da reserva, Edson Luiz Locatelli, teve os bens bloqueados pela Justiça. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) do DF. O dinheiro ilegal era utilizado para adquirir materiais destinados a atender a Clínica de Ortopedia do Hospital Geral de Brasília (HgeB), entre 2004 e 2007. De acordo com auditoria interna feita pelo Exército, houve faturamento de mais de R$ 900 mil.

Segundo as investigações, os materiais solicitados, ou passavam da quantidade, ou não eram compatíveis com os equipamentos do hospital. A apuração também constatou que as especificações técnicas exigidas no documento eram de exclusividade da Instrumental Científico. Na época, o tenente-coronel recebeu o valor indevido de R$ 55 mil em sua conta bancária pessoal.

O procurador da ação explicou que Edson Luiz recebia dinheiro para garantir que a empresa ganhasse vários itens da concorrência, e o MPF pede agora a condenação de ambos, segundo penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa.