Cerca de 500m da pista, na altura da Barragem do Rio Descoberto, foi bloqueada para a retirada do entulho, deixando o trânsito lento. No início da manhã, os motoristas trafegavam a uma velocidade média de 11km/h.
O desmoronamento ocorreu na madrugada de hoje, quando o movimento na via estava baixo; por isso, não há registro de feridos. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para avaliar as condições do local.
Segundo Wemerson Barbosa, técnico de segurança do trabalho da empresa que fez a retirada do entulho, o desmoronamento ocorreu, provavelmente, por causa de uma mina de água que brota à beira da rodovia. "Com o tempo, a terra vai cedendo por causa de uma nascente que tem no local e brota das rochas. A incidência de chuvas na região nos últimos dias também contribuiu", afirmou Wemerson.
A equipe formada por cerca de 12 pessoas chegou ao local por volta das 7h. "Estamos fazendo a retirada do entulho e de algumas partes que correm risco de provocar um novo desmoronamento para evitar de acontecer de novo", detalhou Wemerson. Quatro caminhões foram necessários para retirar as rochas que invadiram a pista.
A esteticista Yara Fernanda Santos, 24 anos, passa diariamente pelo local do desmoronamento. A jovem mora em Águas Lindas e trabalha em Brasília. "Qualquer hora do dia que alguém passar por ali, vai ver água saindo daquelas rochas. Era esperado aquela barreira desabar. A sorte foi que não tinha ninguém passando na hora", disse Yara.
De acordo com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit),a partir de segunda-feira (10), uma equipe geotécnica fará uma visita técnica ao local para avaliar as condições da rodovia e tomar as providências necessárias.
* Estagiária sob supervisão de Guilherme Goulart