Os jovens, tanto meninos quanto meninas, fazem parte do projeto Onda ; Adolescentes em Movimento do Inesc, que tem o intuito de desenvolver atividades de formação cidadã. A responsável pela execução do projeto, Márcia Acioli, definiu a exposição como uma oportunidade de experiências. ;Fotografar traz um sentido crítico e sensível, além da dimensão de den;ncia e beleza;, ressalta.
Internos das unidades de Recanto das Emas, São Sebastião e Santa Maria, os adolescentes participaram de uma oficina fotográfica para aprenderem técnicas e intencionalidade estética. Após os dias de oficinas, eles fotografaram cenas nas unidades e agora vão expor um pouco da sensibilidade, afeto e angústia com imagens do próprio cotidiano. Cerca de 120 jovens participaram do projeto.
;Eles estavam muito animados, principalmente por estarem se movimentando e pela descontração;, destaca Márcia. Ela também explicou que nem todos puderam expor suas fotos, pela falta de espaço na galeria, por isso houve uma seleção, a primeira parte, feita pelos próprios jovens.
Após o dia de fotos, os internos receberam dicas de como melhorar o trabalho e contemplar diversos contextos afetivos e emocionais. Além das fotografias, a exposição contará com o lançamento do livro de poesias, também escrito pelos adolescentes do projeto, e um sarau com jovens artistas. A referida exposição faz parte de umas das ações do projeto Onda, vencedor do prêmio Itaú-Unicef.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer