O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) autuou, neste domingo (2/12), quatro pessoas em São Sebastião por crime contra a fauna. Os quatro criavam, dentro de casa e sem documentação, aves silvestres. Ao todo, 18 pássaros foram apreendidos: cinco azulões, dois pintassilgos, três trinca-ferros, quatro papa-capins, um bigodinho, dois periquitos da asa azul e um encontro, que estava com a pata machucada. Dezenove gaiolas foram encontradas.
Os animais foram levados ao Centro de Acolhimento Provisório de Animais (Ceapa) e de lá serão entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, que deve avaliar se eles têm condições de voltar à natureza.
Os criadores não foram presos, mas assinaram termos circunstanciados junto à Polícia Militar (PMDF). Eles agora vão responder a processo por crime contra a fauna. Se condenados, terão pena prevista entre três meses e um ano de detenção, mais pagamento de multa.
Resgates
Este é o terceiro caso envolvendo aves nesta semana. Na sexta-feira (30/11), diversos pássaros foram resgatados de uma chácara em Sobradinho. Já na segunda-feira (26/11), 25 aves silvestres foram encontradas em cativeiro.