Brasília foi a primeira, e ainda hoje é, uma das únicas cidades modernas no mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A honra foi dada em 1987, quando a cidade tinha apenas 27 anos.
Agora, a capital federal ganha dois totens de sinalização turística informando a respeito do título. O primeiro foi instalado nesta semana no Eixo Monumental, próximo à Catedral Militar Rainha da Paz. O próximo será colocado na saída da ponte JK, próxima ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Os totens são resultado de um projeto da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) em parceria com a Unesco e com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN).
No ano passado, a Unesco incluiu Brasília na Rede de Cidades Criativas da organização, dentro da área de design. Outras 63 foram escolhidas em sete áreas temáticas: artesanato e artes folclóricas, filme, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.