Segundo o site do projeto, trata-se da sexta campanha de financiamento coletivo on-line lançada pela Fundathos para a produção do calendário, mas é o primeiro ano em que a meta está longe de ser atingida. "Em todos os outros anos, nós alcançamos a meta, mas, neste, infelizmente acreditamos que não vamos conseguir, pois falta pouco tempo para o encerramento da campanha", afirmou o assessor de Comunicação da fundação, Vitor Borysow.
Segundo Vitor, a campanha recebeu contribuições de pessoas de todo o Brasil. "A grande maioria das doações veio do Distrito Federal. São Paulo e Rio de Janeiro também estão entre os locais que mais contribuíram para a realização do projeto", informou o assessor.
O calendário ilustrado é uma publicação anual que há mais de 20 anos divulga a obra do artista plástico Athos Bulcão. Para ilustrar a edição de 2019, a Fundathos selecionou uma série de trabalhos de destaque no conjunto da obra do artista, mas pouco conhecida do grande público: os carnavais.
As recompensas
Todas as recompensas incluem o frete tipo PAC (ou o que for considerado mais adequado), para todas as regiões do Brasil ou poderão ser retiradas na loja da Fundação Athos Bulcão, na 404 Sul. Os interessados podem conferir todos os produtos oferecidos no site do Catarse (https://www.catarse.me/calendarioathosbulcao2019), no qual também pode ser feita a doação.
O artista
Nascido no Catete, bairro tradicional do Rio de Janeiro, o multiartista cresceu acompanhando as irmãs aos salões de arte e à ópera e o irmão Jayme ao corso carnavalesco, em carro aberto, e às batalhas de confete na folia carioca. À época, Bulcão apreciou a alegria e as cores do carnaval, estampando-as nas telas ou desenhos. Doze dessas imagens foram selecionadas para ilustrar o calendário.
Atenção
As doações podem ser feitas até as 23:59 de 28 de novembro pelo site: https://www.catarse.me/calendarioathosbulcao2019
São aceitas doações a partir de R$ 20.
* Estagiária sob supervisão de Guilherme Goulart