Jornal Correio Braziliense

Cidades

Projeto promove cultura de paz e prevenção de conflitos em escolas públicas

Por meio de projeto que promove a cultura de paz nas escolas, alunos da rede pública participam de oficinas que estimulam o sentimento de pertencimento e previnem situações de conflito no ambiente escolar


Vivências que convidam a explorar os sentidos são a chave da construção de uma rede de paz nas escolas promovida pelo projeto Endereços de Mim. Desenvolvido pela primeira vez no segundo semestre deste ano, no Espaço Saúde do Estudante, engloba 11 ações com o objetivo de promover a cultura de paz e a prevenção de conflitos. As atividades têm como público-alvo alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública do Distrito Federal que vivenciaram situações de conflito no ambiente escolar ou apresentam comportamentos de isolamento social.

;O objetivo geral do projeto é promover a cultura de paz por meio de uma comunicação pacificadora e da construção de uma rede de afetos que previna violências, além de estimular aprendizagens aprazíveis que colaborem com o processo de autoconhecimento, autoaceitação e autoestima do estudante;, afirma Eliane Barbosa, diretora de Saúde e Assistência ao Estudante da Secretaria de Educação do DF, que engloba a Gerência de Saúde do Estudante, responsável pela coordenação do projeto.

A gerente do Espaço Saúde do Estudante e coordenadora do Endereço de Mim, Astrid Studart Corrêa, reforça que, com as atividades, é possível desenvolver a mediação de paz dentro da escola. ;As ações buscam ajudar o aluno a conviver e a respeitar as diferenças por meio da ressignificação daquilo que foi vivido;, destaca.

Uma das práticas oferecidas é a confecção de joias. Batizada de ;O melhor de mim-ourivesaria;, a ação estimula os alunos a sempre fazerem o melhor de si. Cinco turmas, com até seis alunos, esculpiram uma peça cada uma. Todas estão em exposição no Shopping Iguatemi, no Lago Norte, até 5 de dezembro.

As joias expostas são feitas em prata. O material é proveniente de doação da facilitadora responsável pelo projeto, Maria Mônica Pinheiro Cavalcante. ;Foi um desafio fazer uma peça em prata que tivesse uma apresentação estética e que não necessitasse de laminação;, esclarece. A temática utilizada para a elaboração dos pingentes foi a gota, assunto debatido em sala de aula. ;Ela tem muitos significados, pode ser de chuva, de suor, de orvalho; por isso escolhemos essa abordagem;, explica Maria Mônica, designer de joias há 10 anos.


Para ser finalizado, o pingente passa pelo processo de fundição, razão pela qual duas das peças expostas têm formatos diferentes da gota: um de coração e outro de lua. ;Os alunos vibraram nesse momento. Eles não imaginavam como uma joia seria feita;, destaca a designer.

Os alunos que confeccionaram as joias expostas ficaram felizes com o resultado. ;Eu gosto, porque estou aprendendo e me esforçando. Eu descobri que tenho habilidade;, conta a estudante Marina**, 13 anos. Ela confessa que, na primeira vez que manuseou as ferramentas, a sensação não foi a mesma. ;No começo, eu achei muito estranho, mas depois eu fui gostando;, conta. Já Vítor, 11 anos, diz se sentir à vontade. ;Eu me sinto bem e confortável aqui. Fico feliz em poder ter esses materiais para fazer as joias com a letra do meu nome;, destaca.

A professora Maria Mônica completa que a oficina não tem como objetivo principal formar joalheiros, mas, sim, contribuir com a vida em geral do aluno. ;O trabalho manual auxilia na resolução de problemas que o aluno tem o interesse em resolver. Isso o ajuda a entender qual o caminho de produção da joia ele deve seguir;, observa.

Celebração

Em 6 de dezembro, alunos, facilitadores e voluntários do projeto participarão do 1; Sarau de Afetos Solidários, uma culminância do projeto Endereços de Mim. Ao todo, atuam no Espaço Saúde do Estudante 19 professores, nove articuladores das unidades de ensino, 11 voluntários facilitadores, 36 voluntários responsáveis pela promoção da cultura de paz com a equipe do projeto Endereços de Mim e outros 60, entre artistas empreendedores, designers e artesãos que colaboram com a Ação Criação Colaborativa. Há ainda parcerias com organização não-governamental (ONG), órgãos do governo e outros apoiadores.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer


** Nomes fictícios


Autoestima


Inaugurado em 2015, o Espaço Saúde do Estudante atende, ao todo, 81 alunos de 10 a 17 anos, de nove escolas do DF. Cada estudante pode participar de três ações por semestre, que estimulam as experiências sensoriais envolvendo os cinco sentidos e fortalecendo a autoestima dos alunos e o sentimento de pertencimento.



Visite


Exposição Projeto Endereços de Mim ; Ourivesaria Criativa
Quando: até 5 de dezembro de 2018, das 10h às 22h
Onde: Nós Mercado Criativo ; Loja 44, térreo, Shopping Iguatemi, Lago Norte
As peças não serão vendidas.