Cidades

Vídeo: jacaré de quase 1 metro aparece em quintal de casa do Lago Sul

Animal caiu em buraco de obra de uma residência da QL 10, após ser acuado por cachorros

Alan Rios
postado em 19/11/2018 12:16
O resgate foi considerado incomum pelos policiais ambientais
Um jacaré foi encontrado no quintal de uma residência do Lago Sul na manhã desta segunda-feira (19/11). O animal, de 90cm de comprimento, surpreendeu o morador da QL 10, que faz obras em casa. Segundo ele relatou aos policiais, seus cachorros acuaram o bicho, que acabou caindo em um buraco no quintal da casa.

O homem viu o animal e chamou o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPMA) para realizar o resgate. Os militares começaram a operação às 10h, como contou o major José Gabriel de Souza, comandante do BPMA: "Chegamos com o equipamento necessário para que nem o jacaré nem algum de nós se ferisse, e utilizamos uma corda com um laço de ferro para resgatá-lo do buraco", disse.

[VIDEO1]

O jacaré-açu, considerado de idade jovem, foi resgatado sem se ferir, mas os policiais ambientais encontraram uma lesão antiga em uma das patas e o levaram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres. "Lá, nós faremos a medicação do animal e depois, quando ele puder retornar à natureza, vamos fazer a reinserção ao seu habitat", explicou o comandante.

Aparição rara

Apesar de ser comum a aparição de animais silvestres em residências nesta época chuvosa, o jacaré não costuma integrar essa lista de "visitantes". "O normal é que apareçam serpentes, jiboias ou outras cobras nos dias de chuva, porque elas procuram o local mais quente para regular a temperatura corporal. Mas jacaré é bem raro", afirmou a major José Gabriel.

Ainda segundo o policial, a atitude do morador do Lago Sul foi a correta: ele não se aproximou do animal e chamou a polícia. Quem passar por uma situação parecida, encontrando qualquer animal silvestre fora do seu habitat natural, pode entrar em contato com o Batalhão Ambiental pelo 190 ou pelo telefone direto: 99351-5736.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação