Um jacaré foi encontrado no quintal de uma residência do Lago Sul na manhã desta segunda-feira (19/11). O animal, de 90cm de comprimento, surpreendeu o morador da QL 10, que faz obras em casa. Segundo ele relatou aos policiais, seus cachorros acuaram o bicho, que acabou caindo em um buraco no quintal da casa.
O homem viu o animal e chamou o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPMA) para realizar o resgate. Os militares começaram a operação às 10h, como contou o major José Gabriel de Souza, comandante do BPMA: "Chegamos com o equipamento necessário para que nem o jacaré nem algum de nós se ferisse, e utilizamos uma corda com um laço de ferro para resgatá-lo do buraco", disse.
[VIDEO1]
[VIDEO1]
O jacaré-açu, considerado de idade jovem, foi resgatado sem se ferir, mas os policiais ambientais encontraram uma lesão antiga em uma das patas e o levaram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres. "Lá, nós faremos a medicação do animal e depois, quando ele puder retornar à natureza, vamos fazer a reinserção ao seu habitat", explicou o comandante.
Aparição rara
Apesar de ser comum a aparição de animais silvestres em residências nesta época chuvosa, o jacaré não costuma integrar essa lista de "visitantes". "O normal é que apareçam serpentes, jiboias ou outras cobras nos dias de chuva, porque elas procuram o local mais quente para regular a temperatura corporal. Mas jacaré é bem raro", afirmou a major José Gabriel.
Ainda segundo o policial, a atitude do morador do Lago Sul foi a correta: ele não se aproximou do animal e chamou a polícia. Quem passar por uma situação parecida, encontrando qualquer animal silvestre fora do seu habitat natural, pode entrar em contato com o Batalhão Ambiental pelo 190 ou pelo telefone direto: 99351-5736.