postado em 15/11/2018 12:26
O ex-deputado distrital Carlos Xavier, condenado pelo assassinato de um adolescente de 16 anos ; apontado como amante de sua eposa à época ; conseguiu, nessa quarta-feira (14/11), o direito de responder pelo crime em liberdade. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que já hávia decidido a favor do ex-político em abril do ano passado, lhe concedendo o direito de recorrer fora da prisão. A condenção, a 15 anos de prisão, é de 2004. O réu, porém, não foi preso, pois estava foragido.
O habeas corpus dá a Xavier o direito de aguardar o fim do julgamento fora da cadeia. Primeiro distrital cassado da história, ele foi condenado em 2; instância em 2014 e, com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de executar a pena a partir da decisão colegiada da Justiça, teve o pedido de detenção solicitada pelo Ministério Público do DF.
À época, a 2; Vara Criminal de Samambaia acolheu o pedido e determinou a prisão do político e levou policiais civis do DF a iniciarem as buscas.