Jornal Correio Braziliense

Cidades

Homem é condenado a 18 anos de prisão por assassinato em 2013

Francisco Vieira matou Maicon Anchieta quatro dias depois da vítima ter dado um tapa no filho do acusado

Quase cinco anos depois de matar um homem a tiros em Samambaia, Francisco Ferreira Vieira foi condenado pelo Tribunal do Júri a 18 anos de prisão, inicialmente em regime fechado. A vítima, Maicon Monte de Anchieta teria, dias antes, desferido um tapa no filho de Francisco, o que o motivou a jurar a vítima de morte quatro dias antes da execução.
No dia 4 de dezembro de 2013, Francisco atirou contra Maicon na porta de casa, na frente da mãe e tia da vítima. Dois disparos teriam sido contra um amigo de Maicon, mas apenas acertaram uma bicicleta.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu condenação do réu pelo homicídio consumado, mas absolvição em relação à tentativa contra o amigo da vítima, Maycon Mendes da Silva, o que foi acordado pelos jurados, que reconheceram as qualificadoras do motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa.
O juiz Fabrício Castagna Lunardi concedeu então a Francisco o direito de recorrer em liberdade, uma vez que ele respondeu a todo o processo até agora solto. Para o juiz, a culpabilidade é exacerbada, já que o crime teria sido premeditado, além de ter causado perigo a diversas pessoas, uma vez que os tiros foram dados em via pública. Maicon deixou duas filhas pequenas.
(Com informações do TJDFT)