O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou o nome de mais um secretário para compor o alto escalão durante o seu mandato no Palácio do Buriti a partir do ano que vem. Nesta terça-feira (13/11), o emedebista anunciou, para a pasta da Educação, Rafael Parente, que foi subsecretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2013.
Rafael Parente é doutor em educação pela Universidade de Nova York. Além disso, é diretor-executivo da Edufuturo, empresa de inovação na educação e impacto social, e presidente do conselho do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) e sócio-efetivo do Movimento Todos pela Educação.
Rafael também fundou e dirigiu o Laboratório de Inovação Educacional (LABi) e criou e implementou a Educopédia, o Pé de Vento, o Rioeduca e o GENTE (novo modelo de escola no bairro-favela carioca da Rocinha).
O educador ainda é CEO da Aondê/Conecturma, projeto que começou a ser implantado em 2015 e abrange da educação infantil ao 5; ano do ensino fundamental em 81 municípios de sete estados do país. O programa utiliza tecnologias tradicionais e inovadoras para auxiliar crianças de 3 a 11 anos no aprendizado de língua portuguesa, matemática e outras competências.
Diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), Rosilene Côrrea Lima destaca que mais importante do que o nome escolhido para a pasta será a atitude do futuro secretário em relação à área no DF. "Ainda é cedo para avaliar o nome definido, mas a gente espera que ele tenha a compreensão do gigante que está assumindo, uma pasta que tem um porte imenso, grande complexidade e que seja aberto ao diálogo", declarou.
Outras secretarias
O futuro secretário de Educação é o sétimo escolhido para integrar a administração de Ibaneis. O futuro governador do DF também já definiu os nomes para comandar as secretarias de Desenvolvimento Econômico (José Humberto Pires), da Fazenda (André Clemente), de Gestão do Território e Habitação (Mateus de Oliveira), da Mulher (Ericka Filippelli), de Segurança (Anderson Gustavo Torres) e de Obras (Izídio Santos Júnior).