Para encerrar a Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, 2018, a Ceasa vai oferecer gratuitamente, no sábado (10/11) uma oficina de combate ao desperdício. A proposta é mostrar o valor de partes dos alimentos que não costumam ser aproveitadas, como talos, folhas e sementes. Estima-se que por ano, aproximadamente 1,3 bilhão de tonelada de alimentos terminem no lixo.
A oficina vai acontecer no mezanino da Ceasa entre 8h e 12h e não é necessário fazer inscrição prévia. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) irá ensinar aos participantes o preparo de dois pratos rápidos a base de abóbora: curau e farinha.
Os chefs de cozinha Fernando Souza e Fábio Marques, do projeto "Desafio da Xêpa - do Lixo ao Luxo" também estarão presentes e vão preparar pratos com alimentos que seriam descartados na própria feira do Ceasa. Já a Fundição Progresso, vem do Rio de Janeiro para ensinar a fazer refeições à base de Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCs), que podem ser as mais diversas, como buriti, ora-pro-nobis e capuchinha, por exemplo.
A semana é organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, que vai montar quatro tendas no local com material educativo sobre boas práticas.