Jornal Correio Braziliense

Cidades

Após assassinato, Reitoria e DCE se reúnem para tratar de eventos na UnB

De acordo com o coordenador do DCE, a Reitoria passará a acompanhar mais de perto os eventos da universidade


A Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) se reuniu, na segunda-feira (5/11), com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os centros acadêmicos da instituição para discutir sobre os eventos realizados no câmpus. O encontro foi marcado após o homicídio de um jovem, de 19 anos, durante uma festa na madrugada da última sexta-feira (2/11), na Faculdade de Direito.
Segundo o coordenador do DCE, Renato Lucas de Carvalho, na conversa ficou acordado que a Reitoria acompanhará mais de perto os eventos na instituição e terá um contato mais próximo tanto com o Diretório quanto com os centros acadêmicos da UnB. "Nós vamos passar mais informações sobre os eventos para a instituição, sejam eles políticos, comemorações, pesquisas ou palestras. É fundamental uma cooperação entre os alunos e a administração para que os eventos ocorram da melhor forma", disse.

Renato explicou que a festa que aconteceu na véspera do feriado, em 1; de novembro, tinha a devida autorização para acontecer, ;inclusive durou o tempo determinado, que era até a meia-noite;. No entanto, após o encerramento, um novo evento começou no estacionamento da Faculdade de Direito, com carro de som e a participação de alguns ambulantes que sempre estão no local, além de algumas pessoas que estavam na festa anterior. ;Foi então que aconteceu o caso. O evento não tem nenhum vínculo com ninguém da UnB;, afirmou.

No dia do crime, o DCE divulgou uma nota de pesar nas redes sociais sobre o homicídio, e ainda manifestou preocupação com atos de violência que vêm acontecendo na universidade. ;Duas alunas foram agredidas por um grupo de 7 pessoas, também da UnB, porque estavam de mão dadas. Para nós, este não é um lugar de violência e intolerância. O DCE repudia esse tipo de atitude. A liberdade tem que prevalecer;, completou.