A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF) divulgou na manhã desta terça-feira (6/11) as estatísticas do balanço da segurança referentes ao mês de outubro. Entre os dados apresentados, houve queda na quantidade de crimes violentos letais intencionais, como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte: no último mês, a pasta contabilizou 49 ocorrências envolvendo os três delitos. O número é 15,5% menor em comparação a outubro de 2017, quando os três crimes se repetiram 58 vezes.
Somados os números dos 10 primeiros meses deste ano, também houve redução dos números de crimes contra a vida. De janeiro a outubro, a SSP/DF contabilizou 410 homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. No mesmo período do último ano, a pasta registrou 444 ocorrências, número 7,7% maior. Secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Sampaio espera que a taxa dos delitos, principalmente a de homicídio, continue baixando até o fim do ano.
"Em 2017, registramos a menor taxa de homicídios deste século no Distrito Federal, que foi de 16,3 para cada grupo de 100 mil habitantes. Para este ano, a nossa expectativa é de que este número chegue a 15. O DF está na contramão das outras unidades da Federação, em que os homicídios estão crescendo, tanto que estamos em terceiro lugar entre as unidades com a menor incidência do crime, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública", comentou.
Dos 49 crimes contra a vida registrados em outubro, 47 foram apenas de homicídios. O número é o menor para o mês desde 2006. "A partir de agosto, as ocorrências começaram a cair. Conseguimos isso após mapear as áreas mais propensas a acontecerem os crimes e montar estratégias de prevenção. Continuaremos trabalhando até o fim do ano da mesma forma. Moramos aqui e queremos contribuir para que o cidadão sinta-se seguro ao sair de casa", afirmou Cristiano.
Crimes contra o patrimônio e produtividade das forças de segurança
Outras estatísticas que caíram em relação a outubro de 2017 foram as de crimes contra o patrimônio. Segundo a SSP/DF, no mês passado aconteceram 4.103 delitos entre roubo a pedestre, roubo de veículos, roubo em transporte coletivo, roubo em comércio, roubo em residência e furto em veículo. No mesmo período do ano passado, 4.835 desses crimes, 15,1% a mais, acabaram registrados pela pasta.
Entre janeiro e outubro, o acumulado de crimes contra o patrimônio chegou a 43.388, número 13,7% menor se comparado com os 10 primeiros meses de 2017, quando aconteceram 50.252 delitos.
A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Departamento de Trânsito também apresentaram números sobre as operações feitas no último mês. A PM atendeu 27.105 ocorrências e deteve 2.502 pessoas. A corporação ainda apreendeu 149 armas e fez 791 prisões em flagrante. A Polícia Civil, por sua vez, registrou 35.744 ocorrências e instaurou 3.060 inquéritos. Mais de 107 quilos de drogas foram apreendidas pela polícia e 104 pessoas, entre adultos e menores de idade, foram detidos por tráfico de entorpecentes.
De acordo com o Detran, aconteceram 18 mortes no trânsito em outubro deste ano. O número foi 36% menor em relação a outubro de 2017. Naquele mês, o órgão contabilizou 28 óbitos em acidentes automobilísticos. Além disso, o Detran realizou 6.312 operações de fiscalização no mês passado. O órgão autuou 1.106 condutores por alcoolemia, removeu 1.392 veículos e suspendeu 125 carteiras de habilitação.